Porto de São Mateus

Atlas do Chão

ES, Brasil

18°42'40" oeste e 39°51'13" sul.

Porto no norte do Espírito Santo, escoadouro de produção agrícola se tornou um importante mercado de escravos durante o século XIX.

Publicado em
28/10/2021

Atualizado em
09/12/2021

“O porto de São Mateus, às margens do rio homônimo, no extremo norte do Espírito Santo, era um porto fluvial muito próximo à costa atlântica brasileira, entre as províncias do Rio de Janeiro e da Bahia. Foi o principal escoadouro da produção agrícola regional, especialmente da farinha de mandioca (produzida em larga escala e base da economia regional) e do café das fazendas da região. Ao longo do século XIX, o porto tornou-se importante mercado de escravos e por ali entraram muitos africanos, mesmo após a promulgação da lei de 1850, quando foram estabelecidas novas medidas de repressão ao tráfico de africanos.”

 

Extraído de

MATTOS, Hebe et alInventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil. Niterói: Uff, 2013.

 

Referência Bibliográfica

RUSSO, Maria Do Carmo de Oliveira. Cultura política e relações de poder na região de São Mateus: o papel da Câmara Municipal (1848/1889). Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Programa de Pós-Graduação em História. Vitória, 2007.