Cristo Redentor
Paola Dargoni, Ana Luiza Nobre, David Sperling
RJ, Brasil
22°57'8" oeste e 43°12'37" sul.
Publicado em
30/09/2022
Atualizado em
02/12/2022
No Rio de Janeiro, se elevando a 709 metros acima do nível do mar no cume do morro do Corcovado, uma estátua de 30 metros se ergue na paisagem.
Desde sua inauguração em 1931, a representação em concreto e pedra-sabão do símbolo máximo do Cristianismo efetiva e materializa no espaço uma narrativa de poder: sua localização em uma das cotas mais altas da cidade afirma a influência ainda imperativa da igreja sobre a população, mesmo no contexto de um Estado recém separado oficialmente da Instituição Católica por uma República laica em 1889.
O argumento da laicidade do Estado foi também utilizado por lideranças protestantes que, em oposição à campanha de arrecadação e concessão de recursos públicos municipais, insurgiram contra a construção do monumento.
O aspecto jurídico relacionado à separação entre Estado e Igreja ganhou ainda mais força a partir do parecer do então consultor-geral da República, Rodrigo Otávio, que atestou a inconstitucionalidade do ato de privilegiar uma religião sobre as demais. No entanto, a autorização para início da construção foi concedida pelo então presidente Epitácio Pessoa, após o recebimento de um abaixo-assinado em defesa da obra com a assinatura de 20 mil nomes.
Corpo em forma de cruz, pés fincados sobre a então capital da República, braços abertos sobre uma nação. Além da iconologia do acolhimento e da paz, manifesta-se o domínio do território, de norte a sul e de leste a oeste.
É o gesto da primeira missa no Brasil reiterado. Física e simbolicamente, o chão é novamente marcado.
Referências
Fonte das Imagens
Imagem 1:
http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/cristo-redentor-faz-90-anos-com-restauro-patrocinado-pelo-instituto-cultural-vale.aspx
Imagem 2:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Eleva%C3%A7%C3%A3o_da_Cruz_em_Porto_Seguro.jpg
Imagem 3:
https://www.arquivopublico.df.gov.br/nucleos-de-apoio/
Imagem 4:
https://www.anf.org.br/intolerancia-religiosa/
Imagem 5:
https://www.jota.info/stf/do-supremo/stf-decidira-com-repercussao-geral-sobre-simbolos-religiosos-em-predios-publicos-14042020
Imagem 6:
https://gpslifetime.com.br/conteudo/cotidiano/paula-santana/71/museu-da-biblia-confira-projeto-do-futuro-monumento-de-brasilia